Monitoramento de baleias-franca-austral no Rio Grande do Sul.
O Projeto Farol das Baleias monitora a baleias-franca-austral (Eubalaena australis) no litoral norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Esta é uma pesquisa a longo prazo realizada através de observações em ponto-fixo, drone-monitoramento, foto-identificação e monitoramento embarcado. O Morro do Farol, localizado em Torres (RS), é o local onde tudo começou em 2002 e que dá nome ao projeto. Os objetivos são avaliar o uso de habitat das baleias, suas flutuações de ocorrência, estudar seu comportamento e interação com atividades humanas.
A realização do drone-monitoramento das baleias permite a identificação de cada animal que visita nosso litoral. Através de fotos aéreas da cabeça de uma baleia-franca, podemos registrar o padrão de calosidades que é único para cada indivíduo. Como uma impressão digital, as fotos permitem que registremos a história de cada animal, seus movimentos e uso da área. Além disso, os drones são utilizados para estudos de comportamento, condição corporal, mergulho e respiração, principalmente dos pares de mãe e filhote.
Até 2022 o Projeto já tinha catalogado 250 baleias-francas adultas!
Morro do Farol em Torres: um observatório natural de baleias.
O Morro do Farol é um local privilegiado onde todos podem observar as baleias-francas sem incomodá-las. É também a base de nossas observações. Um dos principais resultados do projeto foi demonstrar que o Rio Grande do Sul não é apenas um corredor migratório, mas sim uma área de reprodução e cria de baleias-franca. O grande número de grupos de fêmeas cuidando de seus filhotes e alguns registros de grupos reprodutivos são prova disso.
Manchinha – nosso mascote.
O Projeto Farol das Baleias possui como uma de suas principais metas a educação e conscientização ambiental. Através de intervenções, feiras, palestras e mídias sociais, voluntários e pesquisadores do projeto passam conhecimento ecológico para crianças e adultos, utilizando as baleias como ator principal. O nosso mascote, o Manchinha, ajuda muito nessa tarefa. Manchinha é um filhote de baleia-franca que permaneceu por mais de 1 mês em nossas águas em 2020. Muito curioso e com sua mancha branca no dorso, esperamos ver ela/ela por muitos anos.
Siga o Instagram do projeto: instagram.com/faroldasbaleias