O Projeto Costa das Toninhas tem por objetivo estudar a ecologia e o comportamento da toninha, e avaliar seus problemas de conservação no litoral norte de São Paulo. Desde 2016, várias campanhas de monitoramento aéreo têm sido realizadas em Ubatuba e Caraguatatuba para entender como o golfinho mais ameaçado da América do Sul se distribui, e qual o tamanho de sua população nessa região.
Os pesquisadores também utilizam drones para estudar aspectos nunca antes avaliados do comportamento e ecologia da espécie em vida livre. Por apresentar águas bastante claras e regiões de concentração de toninhas próximas da costa, Ubatuba é um laboratório ao ar livre para esta espécie raramente avistada. Comportamentos pouco conhecidos têm sido gravados pela primeira vez, como socialização, alimentação na superfície, reprodução e provável amamentação.
O Projeto está estudando também a estrutura dos grupos e o comportamento de mergulho e de superfície da toninha. Os resultados preliminares coletados a partir de fotos fortalecem a hipótese que a toninha forme famílias, com o filhote permanecendo com a mãe mesmo após o nascimento de seu irmão. Outra descoberta interessante é o registro de cuidado do filhote por outros animais além da mãe.
Pesquisadores do projeto possuem muitas perguntas em aberto que estão sendo estudadas. Por exemplo: Existem áreas preferenciais de ocorrência e áreas críticas que devem ser preservadas? Como a condição corporal dos animais varia entre indivíduos e ao longo do ano? A estrutura dos grupos varia ao longo do ano ou é estável? Como é o processo de independência do filhote com a mãe? Essas e muitas outras questões sobre a toninha devem ser estudadas nos próximos anos para uma melhor compreensão geral desta espécie tão ameaçada, mas também tão interessante.
Siga o Instagram do projeto: instagram.com/costadastoninhas