Esse é um projeto de pesquisa voltado para o desenvolvimento do turismo sustentável na Unidade de Conservação (UC) Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) da Ilha dos Lobos em frente a Torres no Rio Grande do Sul, sul do Brasil. O REVIS da Ilha dos Lobos está distante apenas 1,8 km da costa e é frequentado anualmente por dezenas de lobos e leões-marinhos, principalmente entre os meses de outono e primavera.
Contudo, esse potencial turístico ainda é pouco conhecido pelos turistas e até mesmo pelos habitantes da região, estando a cidade boa parte do ano "de costas para o mar". Além disso, não há atualmente uma legislação definitiva sobre a aproximação das embarcações turísticas da ilha e o plano de manejo da unidade ainda está em construção.
A implementação de um turismo sustentável voltado para a observação e valorização da fauna marinha da região é um desafio que pode ser alcançado com a ajuda da ciência, inovação tecnológica e educação ambiental.
Para tanto, o projeto pretende incentivar o turismo de observação da fauna marinha na região do REVIS da Ilha dos Lobos, tanto presencial quanto virtual, por meio de 4 ações: 1) o teste de aproximação dos barcos no REVIS; 2) o teste de capacidade de suporte turístico; 3) o mapeamento digital da ilha; e 4) a geração de um modelo tridimensional imersivo da ilha para o turismo. Tudo isso só será possível, graças ao apoio financeiro da Fundação Grupo Boticário, a colaboração de parceiros locais, como a gestão do ICMBio no REVIS da Ilha dos Lobos, a Secretaria de Turismo de Torres e os empreendedores náuticos de Torres e Passo de Torres. Com essas ações, espera-se virar Torres para o mar o ano inteiro, com um turismo inclusivo e sustentável que destaque o REVIS da Ilha dos Lobos no roteiro turístico do Brasil como a capital nacional dos lobos e leões-marinhos, promovendo a conservação, as políticas públicas da região e o desenvolvimento sustentável da sociedade local.
Então, nos siga e nos ajude a virar Torres para o mar!